Nossas Ações em 2024: Impacto e Transformação
Em 2024, a Fundação Balbina Camila de Araújo continuou sua missão de promover mudanças positivas e duradouras em nossa comunidade. Graças ao apoio de nossos colaboradores, parceiros e voluntários, conseguimos realizar diversas ações que impactaram diretamente muitas vidas. A seguir, destacamos algumas das principais iniciativas que marcaram o ano:
- Financiamento de Projetos:
Foram financiados, em 2024, um total de 26 projetos de entidades e organizações da sociedade civil que atuam nas políticas de Assistência Social e Educação. Com essa ação, foram impactadas direta e indiretamente cerca de 10 mil pessoas, entre usuários, trabalhadores e comunidades que acessam os projetos contemplados de alguma forma.
Os projetos que receberam apoio da Fundação Balbina tiveram como objetivos ações como: reforma para ampliação e/ou aprimoramento dos serviços, implantação de energia fotovoltaica e outras iniciativas de sustentabilidade, compra de automóvel, compra de materiais pedagógicos e itens de para aprimorar a segurança e a qualidade dos serviços. Todos os projetos possuem impactos permanentes e duradouros, além de proporcionar mais qualidade de vida às crianças, adultos e idosos, também proporcionaram o aprimoramento na saúde dos trabalhadores.
Na área da Assistência Social foram contempladas 14 entidades que ofertam acolhimento para população em situação de rua, abrigo institucional para idosos (ILPI), serviço de acolhimento em república, serviço de acolhimento institucional para adultos e famílias (casa de passagem), instituições que ofertam Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e Inclusão Produtiva e na área da Educação foram contempladas 12 creches.
- Ações de Educação e Capacitação:
Em 2024, ampliamos nossas iniciativas educacionais, oferecendo capacitações gratuitas, com foco em captação de recursos através de escrita de projetos, prestação de contas e em parceria com o Conselho Metropolitano de Belo Horizonte realizamos palestras e debates sobre os direitos dos usuários da Política de Assistência Social, sobre as legislações do CEBAS e sobre o atendimento da população LGBTQIA+ nos equipamentos públicos e privados da PNAS. Foram quase 400 trabalhadores e gestores da rede socioassistencial e rede intersetorial beneficiados por estas atividades formativas, adquirindo novas competências para o fortalecimento da Política de Assistência Social de Belo Horizonte.
- Campanhas de conscientização e saúde:
Realizamos uma série de campanhas on-line para proporcionar reflexões importantes, disseminando informações sobre temas que estão em pauta em nossa sociedade para valorizar a vida, a saúde e bem-estar, além de incentivar a ruptura de antigos preconceitos com a população em situação de vulnerabilidade social em função da desigualdade social, econômica e cultural. Essa iniciativa visou o aprofundamento de temas sensíveis de forma leve e crítica.
- Assessoramento Técnico e Administrativo:
Em 2024, também realizamos atendimento a gestores e gestoras de movimentos sociais e entidades para assessorar na formalização de documentos, inscrições em conselhos e captação de recursos. Foram realizadas reuniões de assessoramento e visitas institucionais para atendimento integral das demandas de cada uma delas. Essa ação visou a organização interna das entidades para proporcionar a adequação às legislações da Política de Assistência Social, além de proporcionar maior conhecimento sobre o vínculo com o SUAS.
- Participação no Controle Social:
Conscientes da importância de tratar a Assistência Social como uma política pública, a Fundação Balbina está inserida em diversos espaços de discussões e deliberações para o avanço dessa política. E para tanto, foi imprescindível a participação no Fórum das Organizações da Sociedade Civil de Belo Horizonte (FOSC), participações em plenárias do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), reuniões do Conselho Municipal do Idoso. Essas ações envolvem articulações em todos os territórios de Belo Horizonte e garantem que a política de Assistência Social continue sendo uma ferramenta poderosa para a transformação social.
Essas são apenas algumas das muitas ações que conseguimos realizar graças à solidariedade de nossos apoiadores, que alugam imóveis da Fundação Balbina e proporcionam a execução dessas ações. Estamos muito agradecidos por cada contribuição recebida e seguimos firmes em nossa missão de transformar a vida das pessoas ao nosso redor.
Junte-se a nós!
Se você também acredita em um mundo mais justo e solidário, continue nos apoiando em 2025! Seu apoio é fundamental para podermos continuar a realizar essas e outras ações, garantindo um futuro mais promissor para todos e todas.
Daryane Salvina – CRESS 23859
Assistente Social da Fundação Balbina Camila de Araújo